segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Ecologia Profunda (2)

Fritjof Capra

A Ecologia Profunda foi proposta pelo filósofo norueguês Arne Naess em 1973. Denominou de Ecologia Profunda por demonstrar claramente a sua distinção frente ao paradigma dominante. no Brasil, nesta mesma época, o Prof. José Lutzemberger já propunha idéias semelhantes e desencadeava o movimento ecológico brasileiro com a criação da AGAPAN (Associação Gaucha de Proteção ao Ambiente Natural).
O quadro abaixo demonstra, pelo menos em parte, as propostas de Arne Naess e as suas diferenças frente a visão de mundo predominante.




Ecologia Profunda - Harmonia com a Natureza ; Toda a Natureza tem valor intínseco ; Igualdade entre as diferentes espécies ; Objetivos materiais a serviço de objetivos maiores de
auto-realização ;
Fazendo com o necessário e reciclando.

fonte:www.ufrgs.br/bioetica/ecoprof.htm


Rumo à Ecologia Profunda Em seu mais novo livro, A Teia da Vida (Cultrix-Amana), Fritjof Capra mostra como a ecologia profunda - a concepção que não separa os homens da natureza - ganha relevância na nova visão da realidade.Por Fritjof Capra (*)
À medida que o século se aproxima do fim, as preocupações com o meio ambiente adquirem suprema importância. Quanto mais estudamos os principais problemas de nossa época, mais somos levados a perceber que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes. Por exemplo, somente será possível estabilizar a população quando a pobreza for reduzida em âmbito mundial. . Em última análise, esses problemas precisam ser vistos, exatamente, como diferentes facetas de uma única crise, que é, em grande medida, uma crise de percepção. Há soluções para os principais problemas de nosso tempo, alguns delas até mesmo simples. Mas requerem uma mudança radical em nossas percepções, no nosso pensamento e nos nossos valores. Nossos líderes não só deixam de reconhecer como diferentes problemas estão inter-relacionados; eles também se recusam a reconhecer como suas assim chamadas soluções afetam as gerações futuras. A partir do ponto de vista sistêmico, as únicas soluções viáveis são as soluções "sustentáveis". Este, em resumo, é o grande desafio do nosso tempo: as chances das gerações futuras.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Reaproveitamento de Alimentos (1)



Receitas que Você Nunca Imaginou

Algumas atitudes comuns do dia a dia praticadas pela maioria da população, como por exemplo, cozinhar os alimentos como cenoura, chuchu, e legumes em geral sem a casca, podem retirar as barreiras naturais de proteção destes alimentos contra a perda de seus elementos nutritivos durante a fervura. Excluindo a casca comestível de algumas frutas, acabamos perdendo muitas fibras, que são importantíssimas para o bom funcionamento do intestino. Também não se deve cozinhar os legumes em água e depois jogá-la fora, já que todas as vitaminas hidrossolúveis (aquelas diluídas na água) se perdem.

Você quer saber mais dicas?
Dicas para evitar maiores perdas dos alimentos:


Quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço – isso evita que ela se deteriore com rapidez;


A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: casca, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;


Cascas, talos e folhas das hortaliças são ricos em fibras e podem ser utilizados em refogados, sopas, bolinhos, recheios para tortas, farofa e etc;

Não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas;


Agora, aprenda a reaproveitar sobras de alimentos em algumas receitas interessantes com ingredientes que você nunca pensou em utilizar na sua cozinha:


Pó de Casca de Ovo:
Separe a casca, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por um pano fino. Deve ficar como pó. Utilize uma colherinha nos refogados, sopas, arroz, feijão, molhos, etc.. O pó de casca de ovo é riquíssimo em cálcio, nutriente importante para o crescimento e prevenção da osteoporose, na gravidez e amamentação.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ações Contra o Aquecimento Global (1)
















Efeito Estufa e Aquecimento Global


O que é Efeito Estufa


O Sol aquece a Terra com seus raios, que são filtrados pela camada de gases que a envolve. Uma parte do calor que vem do sol é devolvida. Sem esses gases, a temperatura da Terra seria tão alta, ou tão fria, que não haveria vida.
A camada de gases que protege a Terra é composta na maior parte por nitrogênio e oxigênio. O dióxido de carbono (CO2), maior causa do efeito estufa, representa somente 0,03% destes gases, e o metano, segunda maior causa, menos ainda.
O Efeito Estufa decorre do aumento desses dois gases, causados por atividades humanas.
Os cientistas afirmam que a temperatura da Terra continuará aumentando se o lançamento dos gases não diminuir.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Teste

Você é um cidadão consciente? Utiliza a bicicleta ao invés do carro? Reutiliza a água da máquina de lavar na limpeza doméstica? Faz a separação do lixo? Recicla? Faz sabão com o óleo de cozinha? Conhece pessoas que trocou as “famosas” lâmpadas por coletor solar? Passa a roupa de uma só vez, a fim de economizar energia elétrica? Diminuiu o tempo debaixo do chuveiro?Consome somente o necessário?


Se respondeu 6 sim: Parabéns, você é um cidadão(ã) que se preocupa com o futuro do planeta.


Se respondeu 4 sim: Muito bom, mas precisa se dedicar mais.

Se respondeu 2 sim: Bom, mas poderia ser melhor.

Lembre-se: uma andorinha só não faz verão. Espalhe essa novidade para outras pessoas.O meio ambiente agradece!!

Ecologia Profunda

"O novo paradigma (uma constelação de concepções, de valores, de percepções e de práticas compartilhados por uma comunidade e que estabelece uma visão particular da realidade) pode ser chamado de uma visão de mundo holística, que concebe o mundo como um todo integrado, e não como uma coleção de partes dissociadas. Pode também ser denominado visão ecológica, se o termo 'ecológica' for empregado num sentido muito mais amplo e mais profundo que o usual. A percepção ecológica profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos, e o fato de que, enquanto indivíduos e sociedades, estamos todos encaixados nos processos cíclicos da natureza (e, em última análise, somos dependentes desses processos)."


Fritjof Capra

segunda-feira, 13 de agosto de 2007